quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aula de Geografia

Os alunos do 4º ano "A", da Professora Bete, confeccionaram maquetes sobre o relevo, planícies e planaltos na aula de Geografia. Eles confeccionaram com a ajuda dos pais e com o auxílio da professora.





sexta-feira, 24 de junho de 2011

Organização do Arraiá do Sertão "Valorizando Nossa Cultura e Nossa Gente"


Todos os funcionários, professores, gestores da E.EF. de Oiticicas e do C.E.I de Oiticicas juntos com os participantes da quadrilha ajudaram na organização do evento na escola. Com disposição e felicidade, mostrando criatividade na ornamentação, afim de proporcionar alegria e segurança a todos que vieram prestigiar o animadíssimo Arraiá. Contando sempre com o apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Ação e Promoção Social e Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural.


















Arraiá do Sertão


Arraiá do Sertão
Dita como uma das festas mais populares do Brasil, quiçá do mundo, o arraial ou arraiá, arrasta o pé de multidões para pular fogueiras, dançar quadrilha, xote e xaxado, tomar quentão, caipirinha, comer baião e subi no pau –de – sebo.
Tem fogueira pra esquentar a noite dos namorados. Acender bombinha da molecada. Assar milho pra patroa. Fazer simpatia e ganhar afilhados.
Tem menina de trança no cabelo, vestido de chita, sorriso banguela e ainda se acham as coisas mais belas.
Tem menino de bigode, sapato trocado, chapéu de palha e calça remendada. Tem caipira chic, quentão quentinho, maria – mole pros meninos  e pé – de – moleque pra meninas, sendo assim ninguém vai morrer no caritó.
Simpatia pra Santo Antonio em busca de casamento e tem noivo fugindo na hora do casamento. Tem bandeira de papel, balão só no papel, e muita poeira no chão. Tem Santo Antonio, São Pedro e São João.
Tem no campo, na cidade, na escola e na igreja, é bom que assim todo mundo festeja.
E na quadrilha é aquela animação: tem casamento de mentira, aliás, na quadrilha tudo é mentira tudo é de mentira: a cobra, a chuva... Mesmo assim todo mundo grita.
Festa Junina teve antes, tem agora e depois, pois a tradição trás a alegria de viver, de sorrir, de se enfeitar e dança até o sol raiar. É uma cultura enraizada no coração da nossa gente.
Mas, vamos combinar: ficar falando aqui enquanto tem uma grande festa pra começar, não dá.
Puxa o fole sanfoneiro...
Sejam todos bem- vindos ao meu, ao seu, ao nosso ARRAIÁ DO SERTÃO!




















Vamos Dançar Quadrilha...!?!?




































A Quadrilha da Molecada do Centro de Educação Infantil de Oiticicas, encantou a todos trazendo a alegria de suas crianças para o nosso Arraiá. Dançando e sorrindo a toda hora, dando destaque aos noivos, rei e rainha e sem falar o Lampião e de Maria Bonita.